Teresa Carvalho, técnica da coordenação de ISTs da SMS, enfatizou a importância da ação como uma oportunidade não apenas de fornecer insumos de prevenção, mas também de promover educação em saúde. “O evento nos possibilitou a chance de realizar uma ação ampliada de educação em saúde, assegurando o acesso facilitado das pessoas aos insumos de prevenção, à informação adequada relacionada a dúvidas individuais ou serviços e, principalmente, à orientação acerca da prevenção combinada”, afirmou.
A prevenção combinada, abordagem que integra diferentes estratégias de prevenção, foi um dos focos da ação. A distribuição de preservativos e gel lubrificante, juntamente com informações e orientações sobre serviços disponíveis, visava ampliar o nível de entendimento e conscientização da população atendida no local.
Durante o Verão Massayó, a equipe teve um contato significativo com a população jovem, o que foi destacado por Teresa Carvalho. A técnica afirmou que a interação com os jovens permitiu esclarecer dúvidas e fornecer informações relevantes sobre prevenção de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais. “Ao interagir com a população jovem, temos a oportunidade de entender suas necessidades e preocupações. A resposta positiva à nossa iniciativa reforça a importância de eventos como esse para a promoção da saúde e a disseminação de práticas preventivas”, acrescentou.
A SMS reafirma seu compromisso com a saúde da população, desenvolvendo ações preventivas que impactam positivamente na qualidade de vida dos maceioenses. A distribuição expressiva de preservativos externos e internos, juntamente com sachês de gel lubrificante, é mais um passo significativo na promoção da saúde sexual e na redução da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis em Maceió. A presença da equipe da Coordenação Técnica em todos os dias do evento foi fundamental para o sucesso destas ações.
Essas iniciativas da Secretaria de Saúde de Maceió demonstram o comprometimento e a preocupação com a promoção da saúde pública e a prevenção de doenças. A distribuição massiva de preservativos e a abordagem educativa direcionada à população jovem são passos importantes para a conscientização e redução dos índices de infecções sexualmente transmissíveis na cidade. Este tipo de ação é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.