O coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes, ressaltou a importância do encontro para apresentar as ações de assistência farmacêutica realizadas no ano atual e debater os próximos desafios a serem enfrentados em 2024. O foco é garantir o abastecimento eficiente dos fármacos nas Unidades de Saúde da cidade.
“Adotamos essa reunião anualmente para mostrar as ações realizadas pelo setor em relação ao abastecimento farmacêutico em Maceió. Além disso, o encontro também aborda as experiências exitosas de farmacêuticos das unidades de saúde, para que essas experiências sirvam de exemplo para que outras unidades adotem a mesma sistemática”, destacou Paulo Anderson Gomes.
Outro ponto abordado durante o encontro foi o avanço no abastecimento regular da Central de Abastecimento Farmacêutico de Maceió (CAF). Segundo Anderson Torres, coordenador técnico de Suprimentos de Medicamentos e Correlatos, a CAF alcançou um abastecimento que representa em média 95% de estoque de medicamentos e 96% de correlatos nas unidades de saúde.
“O que podemos destacar como êxito neste ano foi o aumento do abastecimento na CAF. Através do aprimoramento de dados, agora temos uma visão clara da situação de como está o andamento de cada pedido, além de quantificar as produtividades na central e automatizar documentos, que simplificaram e deram celeridade no andamento de processos de aquisição de medicamentos e correlatos. Nós conseguimos utilizar a inovação e a tecnologia a nosso favor, e essas melhorias refletem diretamente nos usuários do SUS”, afirmou Anderson Torres.
O encontro proporcionou um espaço para compartilhamento de experiências e debate sobre o aprimoramento da assistência farmacêutica na cidade. A iniciativa visa garantir o acesso da população de Maceió a medicamentos de qualidade e aprimorar os processos de abastecimento nas unidades de saúde.