MACEIÓ – “Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente realiza primeira reunião do colegiado em 2024 para traçar ações estratégicas”

O Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram) realizou, nesta terça-feira (9), a primeira reunião ordinária do colegiado em 2024. O encontro, presidido por Felipe Rodrigues Lins, secretário do Gabinete Civil, e coordenado por Marcos Cavalcanti, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), discutiu as ações estratégicas para o setor ambiental.

Uma das principais discussões foi a aprovação do calendário anual de reuniões para 2024. Conforme estabelecido no Artigo 29 do Regimento Interno, ficou definido que as reuniões ocorrerão bimestralmente, na sede da Semurb. A escolha do novo local visou facilitar o acesso e a participação dos conselheiros e demais interessados.

Outro tema em pauta foi a composição e aprovação das Câmaras Técnicas do Compram. Essas câmaras, fundamentais para os debates do colegiado, terão representantes de instituições-chave.

A Câmara Técnica de Meio Ambiente contará com membros da Semurb, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), Instituto Biota e a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

Já a segunda Câmara Técnica, dedicada ao Saneamento Básico, será composta por representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/AL) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Durante o encontro, enfatizou-se a importância da participação da sociedade na fiscalização ambiental, destacando que a população pode contribuir fazendo denúncias de imóveis e terrenos abandonados através do e-mail denuncia@sedet.maceio.al.gov.br ou pelo telefone 82 3312 5215, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

A reunião também contou com a presença de conselheiros representando órgãos municipais, autarquias, entidades de classe e organizações civis.

A realização da primeira reunião ordinária do Compram em 2024 demonstra o compromisso do órgão em promover ações estratégicas para o setor ambiental, bem como a importância de fomentar a participação da sociedade na fiscalização e proteção do meio ambiente. A definição do calendário anual de reuniões e a composição das Câmaras Técnicas são passos fundamentais para o planejamento e execução das atividades do conselho ao longo do ano.

Sair da versão mobile