Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destacou as transformações positivas na área da saúde na capital alagoana. Ele atribuiu os avanços ao esforço dos servidores públicos e à gestão atual, liderada pelo prefeito JHC. Moura exaltou conquistas importantes, incluindo habilitações junto ao Ministério da Saúde, bem como a reestruturação das unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de saúde bucal.
A subsecretária de Atenção Primária, Roberta Borges, também marcou presença, ressaltando a importância do evento como uma concretização dos esforços municipais em saúde. Ela destacou programas inovadores como o Corujão da Saúde e o Saúde da Gente, entre outros, que representam melhorias concretas para a população local.
A integração entre ensino e serviço foi outro ponto salientado por Angela Maria Matos, coordenadora de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde. Ela sublinhou a relevância da colaboração entre os diferentes níveis governamentais, instituições de ensino e sociedade civil para a implementação efetiva das políticas de saúde.
O evento contou ainda com a presença de outras autoridades, incluindo Alayde Ricardo, diretora de Atenção à Saúde, e Luana Melo, coordenadora-geral de Atenção Primária. As atividades prosseguiram com a Conferência Magna e discussões sobre equidade na Atenção Primária à Saúde, contemplando temas como saúde da população LGBTQIAPN+, das pessoas em situação de rua, população negra e pessoas com deficiência.
Complementando o encontro, foram realizados minicursos sobre Urgências Básicas na APS, com o intuito de capacitar profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) para situações de emergência em unidades de saúde. O congresso continuou na terça-feira com palestras, minicursos e oficinas, culminando com a premiação dos melhores trabalhos e experiências apresentadas, evidenciando o sucesso do evento na troca de conhecimentos e fortalecimento da atenção primária à saúde em Alagoas.