O acidente em questão foi registrado por câmeras de vigilância, as quais capturaram o momento exato do atropelamento. As imagens mostram Maria Rosa, de 57 anos, em frente a um estabelecimento quando o carro de Luiz colidiu com outro veículo e, em seguida, avançou sobre a calçada, atingindo fatalmente a vítima. Outras duas pessoas foram atingidas e necessitaram de atendimento médico, embora tenham sofrido ferimentos menos graves.
Luiz do Carmo, após o incidente, enfrentou uma situação de risco, pois foi ameaçado por populares e alvo de tentativa de linchamento. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Geral do Estado para receber atendimento e, posteriormente, conduzido à Central de Flagrantes. Lá, foi autuado por homicídio culposo na direção de veículo automotor sob a influência de álcool, além de lesão corporal culposa.
Com a sua morte, as autoridades tomaram as medidas necessárias para investigar as circunstâncias do falecimento, incluindo o isolamento do local e a presença do Instituto de Criminalística para uma análise detalhada. A abertura de inquérito visa esclarecer quaisquer dúvidas sobre o ocorrido na unidade prisional. A comunidade ainda se recupera do impacto deste caso que trouxe à tona discussões sobre segurança no trânsito e a condução sob efeito de álcool.