O Comitê, pioneiro no País entre as gestões municipais, tem como meta atuar no combate a esta prática nefasta, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital.
Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o Compir é formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Durante a reunião, os membros reforçaram o compromisso de atuar conjuntamente no propósito de combater o racismo.
“Nos reunimos com a finalidade de traçar os encaminhamentos para esta jornada, que será cheia de desafios. A nossa proposta é trazer a diversidade das secretarias e aqui, no cérebro, como eu costumo chamar o comitê, disseminar o trabalho nas mais variadas vertentes”, destacou a presidente do Compir, Arísia Barros.
Arísia Barros enfatizou a importância do conhecimento e do autoconhecimento no combate ao racismo, e ressaltou a disponibilidade dos servidores em ingressar nesse processo de aprendizagem.
A secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes Xavier, esteve presente na reunião e elogiou o desprendimento dos servidores em prol da causa. “Tenho a certeza de que, deste Comitê, sairão muitas ideias inovadoras de enfrentamento ao racismo e de incentivo à política de igualdade racial no município de Maceió”, destacou.
Além de criar o Comitê, o município de Maceió tem executado uma série de ações com o mesmo objetivo: extirpar o racismo da sociedade. O próximo encontro do Compir foi agendado para o dia 22 de fevereiro. A reunião foi marcada por uma atmosfera de engajamento e comprometimento com a causa da igualdade racial, reforçando a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e demais órgãos municipais.