MACEIÓ – Comitê de Promoção da Igualdade Racial discute implantação de ações antirracistas em conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Maceió.



O Comitê de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió se reuniu ontem, segunda-feira (4), para discutir a implantação de ações antirracistas nos projetos sociais dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. A intenção é executar essas atividades nos residenciais Oiticica 1 e 2, localizados no Benedito Bentes, e no Parque da Lagoa, cujas unidades já foram sorteadas.

A coordenadora-geral da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e presidente do Comitê, Arísia Barros, destacou a importância de agregar ações antirracistas e unir os diversos atores envolvidos, fortalecendo assim a luta pela equidade. Segundo Arísia, ao reforçar os valores institucionais, a proposta é promover a igualdade de forma mais efetiva.

Adriana Leite, assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) e membro do Comitê, explicou que todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida já têm projetos sociais previamente planejados para os moradores. Com recursos federais destinados a essas iniciativas, os projetos já estão em andamento no Oiticica e em breve também serão implementados no Parque da Lagoa.

Além disso, esses projetos sociais abrangem diversos eixos, como geração de renda, ambiental, mobilização comunitária e gestão de condomínio. A novidade é a inclusão da pauta antirracista nessas ações, que serão levadas para as comunidades beneficiadas.

Na reunião, também estiveram presentes as assistentes sociais Girlene Passos e Karoline Lamenha, ambas da Semhab. A discussão sobre as ações antirracistas nos projetos sociais dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida mostra o compromisso da Prefeitura de Maceió com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo estrutural.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo