No primeiro dia, os estudantes participaram de uma ação educativa porta a porta, distribuindo panfletos informativos e incentivando os moradores a adotarem práticas mais amigáveis ao meio ambiente. Esta atividade não só disseminou conhecimento, mas também despertou nos alunos a consciência de que são agentes de mudança em sua comunidade. O professor de geografia Diego Rafael destacou a importância desses eventos. “Essas ações foram muito proveitosas, pois instigam a consciência das pessoas sobre o descarte irregular”, afirmou.
A programação também incluiu uma palestra ministrada por técnicos agrônomos da Alurb, dedicada à arborização urbana. Tamara Ingryd, engenheira agrônoma, enfatizou o aprendizado desde a infância sobre o plantio adequado de árvores urbanas, destacando a importância de se evitar transtornos no crescimento urbano.
Com ênfase no protagonismo juvenil, Rubens Eduardo, do 6º ano, aprovou a iniciativa e se mostrou otimista em relação ao futuro. “É uma ação que precisa se espalhar, porque incentiva o cuidado com o mundo”, comentou o estudante, ressaltando seu compromisso pessoal com a reciclagem.
As ações realizadas no colégio são um prelúdio para a Semana do Meio Ambiente, que terá início na próxima segunda-feira, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. O evento visa expandir conscientização ambiental através de atividades que incentivem a população a refletir sobre a importância da prática sustentável no dia a dia.