MACEIÓ – Chuvas Intensas em Maceió: Gestão de JHC Elogiada por Reduzir Impactos e Manter Segurança da População



Com chuvas intensas desde o último sábado, Maceió enfrenta um dos períodos mais críticos do ano. Nesta segunda-feira, dia 19, o prefeito JHC, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, esteve presente nas ruas para monitorar as ações da Defesa Civil e o trabalho de limpeza das galerias pluviais em diversos bairros. Desde a última sexta-feira, quando o temporal iniciou, a capital alagoana tem mobilizado suas equipes para mitigar os impactos das chuvas.

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana da cidade intensificou seus esforços para manter as vias limpas, alertando a população sobre a importância de não descartar lixo nas ruas. JHC destacou os esforços de sua gestão desde 2021, que incluem programas como a contenção de encostas, limpeza regular de galerias e o fortalecimento dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, como parte de uma estratégia para minimizar danos durante a temporada chuvosa.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, Maceió registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas comparado a outras cidades brasileiras, com pluviômetros marcando 317 mm em 48 horas. Este volume já ultrapassou a média esperada para todo o mês de maio.

Rodrigo Cunha ressaltou que, apesar do alto volume de chuva, os impactos foram controlados graças às medidas preventivas adotadas pela administração municipal. “Não tivemos vítimas fatais e as 18 famílias desabrigadas estão recebendo assistência adequada”, afirmou JHC.

O prefeito também destacou os desafios de uma cidade que cresceu de forma desordenada e sem planejamento, mas enfatizou o compromisso de sua gestão em buscar soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a infraestrutura urbana.

As previsões indicam que as chuvas continuarão até quinta-feira. Em casos de emergência, os moradores podem contatar a Defesa Civil pelos números 199 ou 156, e é possível se cadastrar para alertas via SMS, enviando o CEP para 40199.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo