A responsável pela vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Analinne Maia, que integra a comissão organizadora do evento, destacou a relevância do encontro. Segundo ela, o evento é resultado de um projeto contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que visa criar um Observatório Nacional com dados e informações sobre Saúde Mental e Trabalho no Brasil. Além disso, o evento contará com a participação de profissionais de universidades, sindicatos e serviços de saúde, com o objetivo de impulsionar discussões e ações em prol de ambientes de trabalho mais saudáveis e equitativos.
A psicóloga também participará de uma mesa redonda no dia 7 de dezembro, abordando os principais agravos à saúde mental relacionados ao trabalho. A presença do Cerest Maceió no evento representa uma oportunidade para destacar a importância da saúde mental no contexto do trabalho e promover a colaboração entre profissionais, universidades, sindicatos e serviços de saúde.
A participação da comunidade no evento, na modalidade online, reforça o compromisso do evento em compartilhar informações e promover a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental no trabalho. A criação do Observatório Nacional com dados e informações sobre Saúde Mental e Trabalho no Brasil é um passo fundamental para a compreensão e melhoria das condições de saúde dos trabalhadores em todo o país. Além disso, a articulação do Cerest Maceió com movimentos nacionais ressalta a importância de sua atuação no cenário da saúde mental do trabalhador, destacando o impacto positivo que o órgão pode ter na promoção do bem-estar e na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Para aqueles interessados em conferir a programação completa do evento, o link está disponível aqui.