Os desfiles, que tiveram início na sexta-feira (7), abriram a festa com escolas como Dona Zezé, Imperatriz, Arco-Íris, Leões do Jaraguá e Jangadeiros. Desde o primeiro dia, o evento foi tomado por uma atmosfera de entusiasmo, com a energia das agremiações samba-enredo e a paixão dos espectadores compondo um cenário de emoção e alegria.
Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem feita pela Escola de Samba Girassol à lendária Chica da Silva. O coreógrafo da comissão de frente, Nor Brasil, destacou a dedicação e o carinho no trabalho de encenação de uma das figuras mais simbólicas da história do Brasil. “A gente veio com o tema Chica da Silva, representando a história dessa personagem. A comissão de frente trouxe a representação africana e toda a trajetória de Chica da Silva, sempre guiados pelo amor e empenho, mesmo diante das adversidades”, afirmou.
A emoção do desfile também foi sentida pelo público. A estudante Glenda Moura, que prestigiou o evento ao lado da família, comentou sobre a profundidade do Carnaval para a cidade: “É maravilhoso estar aqui, é uma demonstração viva da nossa cultura e da necessidade de valorizá-la. Me emocionei com cada detalhe”, disse.
Além de emocionar a população, o carnaval deste ano foi marcado por um importante gesto de apoio das autoridades locais. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Paulo Rodrigo Quirino de Oliveira, frisou os avanços recebidos pelo Carnaval de Maceió em 2025, destacando o incentivo financeiro às escolas de samba. “O suporte deste ano é um reconhecimento à cultura popular e fortalece a economia criativa. Foi crucial para não só viabilizar os desfiles como também para reconhecer o esforço de inúmeros profissionais que trabalham incansavelmente pela cultura e pelo samba em Maceió”, concluiu.
O desfile das escolas de samba de Maceió, além de ser uma vitrine cultural, comprovou mais uma vez a importância da tradição carnavalesca para a identidade local, contando com o envolvimento da comunidade e o compromisso das autoridades em fortalecer o cenário cultural da cidade.