Conduzida por Jéssica Oliveira, psicóloga da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor, a capacitação se apresentou como um canal de escuta para os profissionais, traçando métodos e práticas para otimizar o atendimento e acolhimento aos usuários do SUS. “Nosso objetivo é treinar e capacitar os técnicos administrativos que estão na linha de frente das unidades de saúde, promovendo uma reflexão conjunta sobre as múltiplas práticas em vigor e identificando melhorias para proporcionar um atendimento de excelência”, elucidou Oliveira.
A capacitação foi um espaço não apenas de aprendizado, mas também de diálogo ativo sobre a Política Nacional de Humanização, abordando questões relacionadas às práticas desumanizadas que, por vezes, ainda ocorrem no SUS. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, participar de dinâmicas de grupo e aprender estratégias de comunicação assertiva e não-violenta, essenciais para enfrentarem e lidarem com as complexas relações de trabalho, poder e afeto, que, muitas vezes, resultam em práticas desumanizadoras.
Kelly Viana, técnica administrativa da Gerência de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor, destacou a importância dessa capacitação, enfatizando que “não basta apenas humanizar o humano; é necessário pensar criticamente sobre as relações que permeiam o trabalho em saúde e garantir que os profissionais estejam bem equipados para resolver as demandas dos usuários de maneira eficaz”.
Com cerca de 400 técnicos administrativos em Maceió, a capacitação foi dividida estrategicamente: o treinamento início abarcou os técnicos dos I, II e III Distritos, seguido pelos dos IV, V e VIII Distritos e, finalmente, incluiu os dos VI e VII Distritos. Vale salientar que há um planejamento para expandir essa capacitação a outras categorias profissionais dentro da Saúde de Maceió, fortalecendo ainda mais a rede de atendimento e garantindo que a humanização continue sendo um pilar central nas práticas do SUS na capital.