MACEIÓ – Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite: pais e responsáveis têm até 14 de junho para imunizar crianças menores de 5 anos.

A partir do dia 27 de maio até o dia 14 de junho, pais e responsáveis terão uma importante oportunidade de garantir a proteção das crianças mais novas, com idades entre 2 meses e 4 anos e 11 meses, contra a Poliomielite. Isso acontecerá através da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que está sendo proposta pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora técnica de Imunização da SMS, Eunice Amorim, enfatizou a importância da campanha para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, o qual é conhecido por ser o causador da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. “O esquema vacinal contra a poliomielite prevê três doses de vacina inativada, administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, juntamente com mais duas doses de reforço com a vacina oral, conhecida como ‘gotinha’, aos 15 meses e aos quatro anos. Durante a campanha, ambas as vacinas serão disponibilizadas para todas as crianças menores de 5 anos”, explicou Amorim.

Para garantir que as crianças recebam a imunização necessária, é importante que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis e que levem consigo o cartão de vacinação para que a situação vacinal seja avaliada, juntamente com o cartão SUS ou o CPF.

Os locais de vacinação são diversificados e estão abertos de segunda a sábado, incluindo todas as Unidades de Saúde de Maceió. Além disso, também há pontos fixos e volantes, como no Maceió Shopping, Pátio Shopping, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, Saúde da Gente e Brota na Grota. Algumas unidades de saúde possuem sala de vacina em funcionamento até as 20 horas, como no Oswaldo Brandão Vilela, Durval Cortez, Jardim São Francisco, Rolland Simon, Hélvio Auto, entre outros distritos.

O objetivo da campanha é proteger a população infantil contra a poliomielite, uma doença que pode trazer graves consequências para a saúde das crianças. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para serem imunizados durante o período da campanha.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo