De acordo com a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a campanha visa evitar a reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis e diminuir as taxas de abandono do esquema vacinal. É fundamental a união de todos para intensificar a luta pela erradicação da poliomielite e também aproveitar a oportunidade para manter a proteção contra outras doenças evitáveis por meio da vacinação.
O esquema vacinal contra a poliomielite consiste em três doses de vacina inativada aos dois, quatro e seis meses de idade, além de duas doses de reforço com a vacina oral, conhecida como “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos. Durante a campanha, as duas vacinas serão oferecidas para todas as crianças menores de 5 anos.
É imprescindível que todas as crianças de 2 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias compareçam aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando o cartão de vacinação para análise da situação vacinal, juntamente com o cartão SUS ou CPF.
Diversas unidades de saúde estarão em funcionamento neste sábado, como o I Distrito Sanitário, II Distrito Sanitário, III Distrito Sanitário, IV Distrito Sanitário, V Distrito Sanitário, VI Distrito Sanitário e VII Distrito Sanitário. Além disso, pontos fixos e volantes também estarão disponíveis em locais de grande movimento, como shoppings e centros de atendimento ao turista.
A população de Maceió tem a oportunidade de contribuir para a erradicação da poliomielite e manter a proteção de suas crianças contra diversas doenças, comparecendo aos locais de vacinação neste sábado e garantindo a atualização do calendário vacinal. A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de inúmeras doenças, protegendo não apenas a saúde individual, mas também coletiva.






