MACEIÓ – Caminhada no Vergel marca o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças em Maceió com ação da comunidade.

No próximo dia 18 de maio, Maceió se mobiliza para conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma iniciativa do Conselho Tutelar Região II pretende reunir estudantes, profissionais dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Vergel para uma caminhada pelas ruas da região.

O Conselheiro Tutelar da Região II, Vinicius Eloi, destaca a importância da participação da comunidade nesse evento. Segundo ele, o objetivo é trazer visibilidade para o tema e conscientizar a população sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada, que faz parte das ações da campanha Maio Laranja, terá início às 9h, com concentração no próprio Conselho Tutelar Região II, localizado na Rua Marquês de Pombal, 32 – Vergel.

A data de 18 de maio foi escolhida para marcar a luta contra o abuso e a exploração sexual de menores em homenagem à menina Araceli Crespo, cujo brutal assassinato em 1973 chocou o país. Desde então, a data se tornou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O crime de abuso e exploração sexual envolve práticas que violam o desenvolvimento físico, psicológico e social de meninas e meninos, sendo passível de pena de até 14 anos de prisão. É essencial denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, e para isso existe o Disque 100 e os Conselhos Tutelares, como forma de acionar os órgãos competentes para o combate a esses crimes tão graves.

Portanto, a participação da comunidade nas atividades do Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é fundamental, pois juntos podemos criar uma rede de proteção e prevenção para garantir a segurança e integridade dos nossos menores.

Sair da versão mobile