MACEIÓ – Cabines de acolhimento no São João Massayó em Maceió garantem segurança e apoio aos turistas e maceioenses no festival

Durante o São João Massayó, as cabines de acolhimento instaladas no estacionamento do Jaraguá têm se destacado como uma importante iniciativa para promover segurança, acolhimento e informação para os turistas e maceioenses que participam do festival em busca de diversão e cultura.

O objetivo desses espaços vai além de apenas oferecer informações e acolhimento. Eles foram criados com a intenção de conscientizar a população sobre crimes como assédio sexual, racismo e LGBTfobia, e também para atender possíveis vítimas dessas violências. Rebeca Moraes, diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, explicou que as cabines são especialmente preparadas para receber mulheres vítimas de assédio e pessoas que sofreram LGBTfobia.

Ao chegar a uma dessas cabines, a vítima é acolhida e recebe informações sobre seus direitos e sobre como agir em casos de violência. Além disso, após o término do evento, a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) fará um acompanhamento com todas as vítimas que passaram pelas cabines, garantindo sua segurança e encaminhando-as para os programas oferecidos pela Prefeitura de Maceió.

Uma equipe multidisciplinar está disponível para atender de forma humanizada e, se necessário, realizar Boletins de Ocorrência no local. Em casos mais graves, a vítima e o agressor são encaminhados para a Central de Flagrantes mais próxima. Essa iniciativa inovadora no São João de 2023 tornou Maceió a primeira capital do Brasil a realizar registros de ocorrência em um evento público.

A disponibilização desse serviço reflete o comprometimento da cidade com a proteção de todos os cidadãos, proporcionando um ambiente seguro para que as pessoas possam desfrutar das festividades com tranquilidade. As cabines de acolhimento se mostram, assim, como uma importante ferramenta na promoção da segurança e no combate a diversas formas de violência durante eventos públicos.

Sair da versão mobile