MACEIÓ – Brota na Grota Revoluciona Saúde Pública em Maceió com Atendimento Domiciliar e Inclusão Social em 90 Comunidades

A capital alagoana, Maceió, tem se destacado no cenário nacional ao promover inovações significativas na área da saúde pública, transformando a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as iniciativas de maior relevância, está o programa “Brota na Grota”, que vem sendo apontado como o maior projeto de inovação e inclusão social do Brasil. Desde seu lançamento em janeiro de 2023, a ação, coordenada pela Prefeitura de Maceió, tem integrado diversas secretarias municipais, unidas com o propósito de oferecer serviços essenciais à população mais carente.

O “Brota na Grota” surge com o objetivo claro de superar as barreiras de acesso que muitos enfrentam ao buscar atendimento nas unidades de saúde tradicionais. Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendimentos de atenção básica estão sendo levados diretamente à porta dos moradores das comunidades contempladas, com equipes multidisciplinares realizando visitas domiciliares.

Até o momento, o programa já soma 117.101 atendimentos de saúde em 90 comunidades de Maceió. Entre os serviços disponibilizados, destacam-se vacinações, aferições de pressão arterial, medições de glicemia e avaliações nutricionais. Ademais, estão incluídos no pacote de cuidados a fisioterapia, triagens em saúde bucal, avaliações socioeconômicas, além de cuidados com animais, como vacinação antirrábica e vermifugação.

Edvaldo Almeida, coordenador das equipes de saúde do projeto, ressalta a importância do programa não apenas na dimensão da saúde, mas na restauração da dignidade para comunidades historicamente negligenciadas. “As grotas foram por muito tempo esquecidas pelo poder público, mas agora estamos resgatando a dignidade dessas pessoas. A recepção é calorosa, sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou Almeida.

O programa estabelece sua base em cada comunidade de segunda a sexta-feira, realizando atividades de campo, e culmina com a disponibilização de um médico para consultas em uma tenda estrategicamente localizada para facilitar o acesso dos moradores. Essa abordagem integrada e humanizada reforça o compromisso de Maceió em transformar a saúde pública e proporcionar inclusão social efetiva.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo