Um dia antes, na quarta-feira, inicia-se a triagem para castração de gatos, a partir das 9h, no mesmo endereço. Para garantir uma vaga, é indispensável que os interessados apresentem RG, CPF e comprovante de residência, além de chegarem cedo. A disponibilidade é limitada.
No dia do evento, os moradores terão acesso a serviços de saúde, incluindo consultas médicas, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de aferição de pressão e curativos. A marcação de exames poderá ser feita através do sistema Pronto. Cães e gatos também serão beneficiados com vacinação e vermifugação. Além disso, orientações nutricionais e atendimento odontológico estarão disponíveis.
A iniciativa não para por aí. Serão realizadas atualizações e inscrições no Cadastro Único e Bolsa Família. Os presentes também poderão emitir o Cartão Cidadão com o apoio do DMTT e receber orientações jurídicas. A programação inclui ainda atividades voltadas para educação, assistência social e bem-estar animal.
Para as crianças, o evento irá oferecer um espaço lúdico com brinquedos recicláveis, oficinas, pipoca, cama elástica e muitas brincadeiras. Um destaque é o Restaurante Popular Itinerante, que servirá 150 refeições completas a R$ 3,00, das 11h30 às 15h.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov), a iniciativa é tida como o maior programa de inclusão social do Brasil, levando serviços essenciais diretamente aos lares de comunidades vulneráveis em Maceió.