MACEIÓ – “Brota na Grota leva serviços de vacinação contra gripe à comunidade Coca-Cola, em Maceió, priorizando grupos vulneráveis durante campanha nacional”

O programa Brota na Grota chega nesta sexta-feira (26) à comunidade Coca-Cola, localizada no Tabuleiro do Martins, oferecendo serviços de vacinação contra a gripe. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação estarão disponíveis, exceto a BCG. A vacinação contra a Influenza tem como foco os públicos prioritários durante a campanha, que vai até o dia 31 de maio.

A iniciativa do programa faz parte da campanha Nacional de Imunização contra o vírus Influenza, promovida em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em 2024, a vacina é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo direcionada para crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, caminhoneiros, indígenas e outros grupos prioritários, com o objetivo de reduzir contágios e complicações decorrentes da infecção.

A coordenadora técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim, ressalta a importância de levar o serviço de vacinação aos usuários, facilitando o acesso e mantendo as cadernetas atualizadas. É fundamental que as pessoas estejam com o cartão de vacinação em mãos e, em caso de febre aguda, é recomendado aguardar a melhora antes de se vacinar.

Quem foi diagnosticado com Covid-19 deve esperar quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. Alérgicos a algum componente da vacina ou quem teve anafilaxia em doses anteriores são contraindicados para a vacinação. Diversos grupos, como crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde e da educação, entre outros, estão inclusos no público-alvo da campanha de vacinação.

O Brota na Grota é um programa de inclusão social idealizado pelo prefeito JHC, com o objetivo de aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores que mais necessitam de atenção. Os serviços de vacinação estarão disponíveis na comunidade Coca-Cola, proporcionando proteção não apenas para os indivíduos, mas também para a comunidade como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo