A Secretaria de Saúde de Maceió está intensificando suas ações para garantir a prevenção e promoção à saúde dos maceioenses durante as prévias carnavalescas na capital. Além de proporcionar diversão, os foliões também podem contar com os serviços de saúde oferecidos pelo órgão para que possam curtir a folia com segurança.
Na última sexta-feira (2), o Bloco do Prazer, uma iniciativa da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, realizou seu 30º desfile no Jaraguá Folia. O Bloco do Prazer tem sido uma ferramenta importante na promoção da saúde e na disseminação de informações sobre prevenção e educação sexual, reforçando aos foliões a importância do uso da camisinha, prevenção combinada e de práticas seguras durante as relações sexuais.
Além disso, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) está atenta para observar a manipulação, armazenamento e higienização dos alimentos e bebidas que estão sendo comercializados pelos vendedores ambulantes durante as festividades. Os fiscais da Visa reforçaram, no Jaraguá Folia, a importância de preservar a saúde dos foliões e seguirão atuando durante o desfile do Pinto da Madrugada e em toda a orla marítima da capital, levando orientações educativas e reforçando a fiscalização na região.
“Mesmo durante a folia, não podemos abrir mão da segurança alimentar do povo de Maceió. Nossos fiscais seguem reforçando as orientações aos ambulantes, para que todo e qualquer risco de infecção por ingestão de algum alimento estragado, seja eliminado. Queremos preservar a saúde dos foliões e, para isso, estamos trabalhando neste final de semana também para garantir essa segurança”, afirmou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Além disso, o público também poderá contar com os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na orla de Ponta Verde, durante as prévias carnavalescas. O equipamento está funcionando de 8h às 14h, disponibilizando aos foliões serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de temperatura, verificação de glicemia, curativos, avaliação nutricional, testes rápidos para HIV, Sífilis, Covid e Hepatites B e C, e outros atendimentos.
Com a garantia desses serviços, a Secretaria de Saúde de Maceió busca assegurar que a diversão do carnaval seja sinônimo de saúde e bem-estar para todos os foliões. A iniciativa reforça o compromisso do órgão com a promoção da saúde e a prevenção de doenças durante as festividades carnavalescas na capital alagoana.
