Alarmada com a atual situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió emitiu um ciclo de alertas para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de vacinar as crianças. O convite é para que todos se dirijam às unidades de saúde da capital alagoana a fim de atualizar o cartão de vacinação dos pequenos, garantindo assim sua proteção contra diversas doenças.
Dados alarmantes divulgados pela Coordenação Técnica de Imunização de Maceió revelam que a cobertura vacinal contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos está em apenas 17,51% para a primeira dose, e 8,90% completaram o esquema de duas doses. Tal cenário reflete em somente 2,17% da população pediátrica totalmente imunizada. A situação é delicada também para a vacina da Influenza, com 81,90% de cobertura, abaixo da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió, ressalta que mesmo com inúmeras estratégias e ações realizadas, é imperativo reforçar a necessidade de vacinação para alcançar e proteger as crianças não vacinadas. Destacando a abrangência e eficácia do Calendário Básico de Vacinação, Eunice faz um apelo para que os responsáveis levem as crianças às unidades de saúde para as imunizações necessárias. Afinal, a vacinação é uma ferramenta essencial que defende os pequenos de diversas ameaças à saúde.
Para receber a imunização, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. Como parte do processo, todas as crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, bem como em pontos estratégicos, como o Maceió Shopping e o Pátio Shopping, entre outros locais. A população é chamada a não deixar essa ação vital para a última hora, garantindo assim mais saúde e qualidade de vida para as novas gerações.