MACEIÓ – “Avanço da contenção marítima no Pontal da Barra: 70% dos serviços já concluídos”

A contenção marítima na orla do Pontal da Barra já é uma realidade na vida dos maceioenses, com o avanço de 70% dos serviços. Quem transita pela região já pode observar o muro feito de blocos maciços pré-moldados, que têm a capacidade de evitar que a maré avance para o calçadão e a via de tráfego, no bairro que é a porta de entrada para a capital alagoana.

Os trabalhos tiveram início em agosto de 2023, logo após a ordem de serviço ter sido dada pelo prefeito de Maceió, JHC, no dia 12 daquele mês, na presença da comunidade local. A equipe de infraestrutura se empenhou dia e noite por quatro meses, de acordo com o nível da maré, para que a obra pudesse avançar na localidade.

Ainda em andamento, a contenção no Pontal da Barra contemplará um total de 1,2 km, com blocos que chegam a pesar até duas toneladas. Esta tecnologia holandesa foi autorizada e é a mais aceita pelos órgãos ambientais e de fiscalização.

Outros pontos de Maceió já receberam intervenções semelhantes, produzindo o efeito esperado de frear a erosão costeira. Na Jatiúca, por exemplo, dois trechos receberam a estrutura, sendo um deles utilizando blocos pré-moldados e o outro anéis hexagonais. A mesma técnica foi aplicada na orla da Jacarecica e na Praia do Sobral.
A escolha da tecnologia se deu após várias intervenções nas localidades realizadas em gestões anteriores não terem o efeito desejado de conter o avanço do mar.

Os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura descobriram os blocos de concreto pré-moldados e os anéis hexagonais holandeses, praticados há 50 anos e com êxito nos Países Baixos da região da Holanda, após analisar as possíveis técnicas que poderiam ser usadas na localidade.

O resultado do trabalho realizado pode ser observado pela comunidade, que já sente os benefícios da contenção marítima. A infraestrutura se mostra como uma importante medida para proteger a orla e garantir a segurança dos bairros costeiros de Maceió. A eficácia dessas intervenções trará impactos positivos a longo prazo para a cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo