O projeto inclui a colocação de seis postes de aço com altura de 7 metros e suporte triplo para luminárias de 70W, além de 40 projetores de realce que serão instalados nas árvores circundantes, estendendo-se até as barracas de tapiocas, cerca de 100 metros à frente, no sentido da praia de Jatiúca.
Gutenberg de Melo, diretor-presidente em exercício da autarquia, ressaltou a importância da iniciativa para atender a uma demanda antiga na localidade e garantir uma iluminação pública harmoniosa em todos os pontos da orla. “Esse trecho possui muitas árvores, o que fazia com que ele ficasse mais escuro do que outros pontos da orla. Com isso, a Ilumina vai incentivar que maceioenses e turistas aproveitem todos os espaços públicos sem exceção, além de dar segurança aos comerciantes da balança do peixe e para pescadores que guardam ali suas embarcações”, explicou Melo.
Além da instalação das novas luminárias, dois postes que já existem no local serão reposicionados para garantir a abrangência luminosa necessária para cobrir a área com eficiência. O processo envolveu ainda a escavação, instalação das caixas de passagem e implantação de cabeamentos e reatores.
Com a ampliação da iluminação pública na região da Balança da Ponta Verde, a expectativa é de que tanto os pescadores quanto os comerciantes locais sejam beneficiados, assim como os moradores e turistas que frequentam a área de lazer. A iluminação adequada também contribui para a segurança e valorização do local, promovendo um ambiente mais acolhedor e convidativo para todos que o frequentam.
