Durante todo o dia, as crianças puderam aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente e colocar a mão na massa na produção de brinquedos como cataventos e carrinhos feitos com materiais plásticos. A coordenadora do Cmei, Edlucia Pontes, ressaltou a relevância dessa ação educativa, afirmando que o objetivo é fazer com que as crianças compreendam que tudo pode ser reaproveitado e demonstrem, de forma prática, a importância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente.
Segundo Edlucia, a ideia é mostrar às crianças a relação entre a produção de lixo doméstico ou escolar e os problemas causados pelo consumo excessivo, além de incentivá-las a propor soluções relacionadas ao consumo consciente e à redução, reuso e reciclagem de materiais. Dessa forma, elas se tornam cidadãs protagonistas e participativas, contribuindo para uma sociedade sustentável.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, enfatiza que as crianças são ótimos multiplicadores de boas ideias e podem influenciar seus familiares a adotarem práticas adequadas de preservação do meio ambiente. Ela ressalta a importância dessa conscientização desde a infância, pois as crianças aprendem mais rápido e se tornam adultos mais responsáveis ao longo do tempo. Portanto, ações educativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
É válido mencionar que a Alurb, responsável pela visita e pela orientação aos alunos, tem um importante papel na cidade de Maceió, sendo responsável pela limpeza urbana e pelo desenvolvimento sustentável da região. Através de iniciativas como essa, a autarquia busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente.
Por fim, é importante destacar a participação ativa das crianças nessa atividade, que tiveram a oportunidade não só de aprender sobre o meio ambiente, mas também de colocar em prática a reutilização de materiais recicláveis na fabricação de brinquedos criativos. A conscientização ambiental desde cedo é fundamental para construirmos uma sociedade mais sustentável e preocupada com o futuro do planeta.