MACEIÓ – Ano intenso e repleto de cultura: FMAC movimenta Maceió de janeiro a dezembro com eventos locais e nacionais.

A Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió foi o epicentro de uma série de acontecimentos culturais e artísticos ao longo do ano de 2023. Desde o início do ano, a cidade viu uma movimentação intensa que envolveu tanto artistas locais quanto nacionais, promovendo o colorido e a diversidade da cultura maceioense.

O ano começou com o Verão Massayó, um evento que atraiu milhares de pessoas para a orla de Ponta Verde, com apresentações de artistas renomados como Aline Barros, Ungidos 4, Alceu Valença, entre outros. A festividade contou também com espaço para artistas da cultura popular alagoana, evidenciando a diversidade cultural da região.

Em seguida, as prévias carnavalescas já movimentavam a cidade, antecipando a festividade que é um dos pontos altos do calendário cultural. Durante o mês de fevereiro, Maceió celebrou o Xangô Rezado Alto, um evento que celebrou a cultura afro-brasileira e a espiritualidade do povo negro alagoano.

O Carnaval em si foi marcado por muita animação e alegria, com a presença de escolas de samba e atrações musicais em diversos pontos da cidade. Além disso, o Festival Abril Pra Cultura e o edital do Colorir É Legal movimentaram ainda mais o cenário cultural e turístico de Maceió.

Mas foi no período junino que a cidade recebeu uma atenção especial, com o Massayó…Sol, Mar, Forró 2023, que atraiu milhares de pessoas e movimentou a economia local. O São João de Maceió contou com apresentações em sete polos pela cidade, homenageando o cantor e compositor Carlos Moura.

No segundo semestre, a Fundação Municipal de Ação Cultural lançou o projeto Sextou No Centro, que busca resgatar a cultura local por meio de eventos culturais realizados no centro da cidade. Além disso, eventos como o Luau Massayó, Festival Massayó Gospel e Tardezinha Massayó reforçaram a diversidade cultural da cidade.

Destaque também para a valorização da cultura negra, com a realização dos eventos Saurê Palmares e Vamos Subir a Serra, que promoveram a cultura afro-brasileira e deram visibilidade aos afroempreendedores da região. A cidade também se iluminou para o Natal, com a abertura do Natal de Todos Nós, que trouxe atividades culturais e folclóricas para turistas e moradores.

Ao longo de todo o ano, a Fundação Municipal de Ação Cultural foi determinante na promoção e valorização da cultura maceioense, mantendo viva a riqueza e diversidade artística e cultural da cidade. Com um calendário repleto de eventos e atividades, a cidade de Maceió se firmou como um polo cultural de destaque no cenário nacional.

Sair da versão mobile