Dois desses pontos foram alvos de intervenção recentemente: um situado no Jacintinho e outro no Conjunto Salvador Lyra, especificamente no Campo do Marituba. Antes dominados por resíduos domésticos, restos de poda de árvores e entulhos da construção civil, esses locais passaram por uma revitalização que incluiu o plantio de mudas de árvores nativas, paisagismo e aplicação de grama, devolvendo assim o verde para essas áreas.
Além disso, a Alurb também promoveu a pintura dos muros próximos aos pontos de lixo, com imagens infantis, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. A diretora-executiva da autarquia, Kedyna Tavares, ressaltou a importância dessas transformações, destacando que esses locais, antes abandonados, eram espaços de convívio social que agora estão sendo resgatados.
Outra ação realizada pela Alurb foi a educação ambiental, com servidores da autarquia indo de porta em porta para conscientizar os moradores sobre a importância da preservação dessas áreas revitalizadas, orientando sobre o descarte correto dos materiais e as responsabilidades de cada um na comunidade.
Com essas ações, a Alurb não apenas transformou esses pontos de descarte irregular em locais sustentáveis, mas também promoveu a conscientização e o envolvimento da comunidade na preservação do meio ambiente. Através de iniciativas como essa, é possível promover uma mudança significativa no cenário urbano, tornando a cidade mais limpa, sustentável e agradável para todos os seus moradores.
