No último fim de semana, o Conjunto Dubeaux Leão, localizado no Tabuleiro, foi palco de mais uma edição do projeto Alurb Itinerante, promovido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). Em parceria com outras secretarias do município, o projeto tem como objetivo levar atividades sustentáveis e lúdicas para um bairro da capital a cada mês.
A iniciativa consiste em trazer um pouco da Prefeitura para dentro da comunidade, oferecendo serviços, brincadeiras, palestras e oficinas. Durante a ação, a Alurb realizou um mutirão de limpeza, expôs brinquedos recicláveis, doou mudas e promoveu oficinas de sabão. Além disso, a autarquia fez a manutenção de um espaço revitalizado que antes era um ponto de lixo na região.
Outra parceria importante foi com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que disponibilizou uma biblioteca móvel para que os moradores pudessem desfrutar da leitura. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também marcou presença, oferecendo atendimentos como fisioterapia, nutricionista, teste de HIV, aferição de pressão e glicose.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, enfatizou a importância dessas ações. “Estamos levando diversas iniciativas para os moradores das comunidades da capital a cada mês. Com essa atividade, a Alurb pretende aproximar a população do poder público e mostrar que a responsabilidade de preservar o bairro é compartilhada”, afirmou.
Além das atividades voltadas para a sustentabilidade, o evento também contou com aulas de arco e flecha ministradas pelos Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) e atrações culturais promovidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Outra importante parceria foi com a Secretaria do Bem-Estar Animal, que ofereceu atendimento médico veterinário, consultas, procedimentos, vacinação antirrábica e castração realizada no Castramóvel.
A ação aconteceu na Praça Ricardo Lessa a partir das 13h e contou com a participação de crianças e adultos. Todos os serviços e atividades foram gratuitos, bastando apenas comparecer ao local.
A iniciativa foi elogiada pelos moradores e reforça a importância de ações comunitárias e sustentáveis para a promoção do bem-estar e desenvolvimento das comunidades da capital.