A partir das 13h, a comunidade pôde participar de diversas atividades proporcionadas pelo projeto. Além do mutirão de limpeza, a exposição de brinquedos recicláveis e a doação de mudas, a Alurb também promoveu oficinas de sabão e educou a população sobre questões ambientais, contando com a presença de alunos de escolas da região e moradores da comunidade.
Outras secretarias municipais uniram esforços para levar serviços e atividades à Vila Emater. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) levou um tapete lúdico de educação no trânsito, enquanto a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou atividades com um tapete lúdico das arboviroses e promoveu a matrícula para o EJAI. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu atendimentos de fisioterapia, nutrição, teste de HIV, aferição de pressão e glicose.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, ressaltou a importância de ações como essas. “Depois do sucesso das edições anteriores, voltamos com o projeto, em outra comunidade, levando diversas ações para os moradores. Com essa atividade, a Alurb pretende levar a Prefeitura para os bairros, aproximando a população do poder público e mostrando que a responsabilidade de preservar o bairro onde vivem é compartilhada”, afirmou.
Além das atividades já citadas, o evento ofereceu aulas de arco e flecha com os Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), bem como atendimentos veterinários para os animais da comunidade no Castramóvel, que esteve presente no local.
Um estande foi instalado no campo da Vila Emater, e para participar, crianças e adultos precisavam apenas comparecer ao local, onde puderam desfrutar de todos os serviços e atividades gratuitamente.
Essa iniciativa é um exemplo de como é possível unir esforços para promover ações sustentáveis e educativas, que têm um impacto positivo na comunidade e incentivam a preservação ambiental e o cuidado com o bairro. A continuidade desse tipo de projeto é fundamental para manter a conscientização e promover práticas mais sustentáveis no dia a dia dos cidadãos.