Segundo informações da Alurb, nos primeiros três meses deste ano, mais de 2.700 atendimentos relacionados à poda de árvores já foram realizados. Em 2023, a autarquia atuou em cerca de 12 mil casos, entre podas, supressões e atendimentos emergenciais em vias, espaços públicos e grotas da cidade de Maceió. A expectativa é que, com a intensificação das ações de poda, os transtornos causados pelas chuvas sejam minimizados.
O trabalho de poda realizado pela Alurb envolve mais de 30 profissionais, incluindo agentes de limpeza responsáveis pela execução do serviço e engenheiros agrônomos que avaliam a necessidade de poda de cada exemplar. A população também pode contribuir com o trabalho da autarquia ao entrar em contato com os canais de comunicação para informar sobre árvores que representem risco iminente.
Em caso de queda de árvores, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ligar para o número 156 ou WhatsApp 98802-4834, enviando fotos e descrições do cenário. Uma equipe da Alurb será enviada ao local para realizar a retirada do exemplar. Além da remoção, a autarquia também realiza a supressão em áreas de emergência.
Com a atuação preventiva da Alurb, a cidade de Maceió busca garantir a segurança dos seus cidadãos durante o período chuvoso, evitando acidentes e transtornos causados por quedas de árvores. O trabalho realizado pela autarquia reforça a importância da manutenção das áreas verdes urbanas e o cuidado com a arborização da cidade.