Sidomar, que também coordena as atividades de robótica, relembra os primeiros passos do projeto, que começou modestamente com apenas oito estudantes em horário extra das aulas regulares. “Tivemos retornos tão positivos que as atividades foram rapidamente expandidas para toda a escola”, comenta.
Os alunos, inicialmente hesitantes, agora mergulham com entusiasmo nas possibilidades criativas do programa. Recentemente, em homenagem ao Dia das Mães, eles uniram o que aprenderam em sala de aula para criar flores tecnológicas, utilizando circuitos básicos e reciclagem, como papel e luzes de LED. Esse gesto carinhoso não só reforçou os conceitos aprendidos como também fortaleceu os laços familiares.
Nicole Beatriz, aluna do 8° ano, expressa a realização de um sonho ao participar das aulas de robótica, enquanto Arthur Thalisson destaca a importância ecológica do uso de materiais recicláveis. Além disso, para Tales Henrique, do 7° ano, a experiência de construção prática despertou uma nova paixão pela tecnologia.
O projeto é visto como um marco na escola, não apenas por trazer inovação pedagógica, mas por evidenciar o potencial dos alunos de escolas públicas quando são apoiados e incentivados a explorar suas capacidades. “Trazer a robótica para nossa escola é um sonho que se torna realidade,” afirma Adriana Firmino, diretora da escola, evidenciando o compromisso da gestão em formar cidadãos cada vez mais preparados e conscientes dos desafios contemporâneos.