Cláudia Alves Ferreira, a coordenadora Técnica de Avaliação Externa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou o entusiasmo das escolas em relação a esta avaliação. “As escolas estão conduzindo esta aplicação de forma muito dinâmica e diferenciada. Elas estão motivando os alunos com a distribuição de brindes, como se fosse um grande evento ‘Dia D'”, sublinha Cláudia. Esse entusiasmo reflete o empenho das escolas em transformar esse momento em uma oportunidade educativa, oferecendo uma experiência enriquecedora para os estudantes.
A coordenadora também ressaltou a finalidade desse levantamento: os resultados obtidos irão embasar intervenções pedagógicas que visam melhorar a proficiência dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso revela o compromisso da Semed em não apenas avaliar, mas usar os dados de forma construtiva para aprimorar a qualidade do ensino.
O envolvimento da Semed com as escolas foi significativo. A comunicação direta com os estabelecimentos de ensino visou sublinhar a importância dos testes e encorajar a participação ativa dos alunos. Essa abordagem proativa foi essencial para garantir que todos compreendessem a relevância desse processo avaliativo.
Um exemplo deste empenho pode ser observado na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Levada. Os alunos participaram de uma série de atividades lúdicas e educativas, que incluíram quizes, caça ao tesouro, jogos de roleta, karaokê de gêneros textuais e até uma divertida “torta na cara” com temas de Matemática. Além das atividades, os alunos desfrutaram de momentos de entretenimento com música e lanche.
Gilda Gardênia, diretora da Escola Nosso Lar, destacou que os alunos já alcançaram uma importante vitória, especialmente considerando o progresso na leitura desde o primeiro ano. As estratégias de engajamento, que incluíram convocação diária e utilização de redes sociais e contato presencial, foram fundamentais. “Não é apenas sobre o resultado do Saveal, mas é um verdadeiro reflexo do nosso trabalho contínuo”, observa Gilda, enfatizando a dedicação da comunidade escolar em garantir o sucesso dos alunos nesta avaliação.