MACEIÓ – Alunos de Alagoas Participam de Avaliação Escolar com Dinâmicas Inovadoras e Grandes Expectativas para o Futuro Educacional

O Sistema de Avaliação da Educação de Alagoas (Saveal) está em pleno andamento, com a intenção de medir o nível de aprendizado de mais de 13 mil alunos da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental. A avaliação, que envolve as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, teve início no dia 4 de novembro e se estende até o dia 11. Os estudantes dos 2º, 5º e 8º anos de 91 escolas municipais integradas ao programa participam ativamente dessa iniciativa.

Cláudia Alves Ferreira, a coordenadora Técnica de Avaliação Externa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou o entusiasmo das escolas em relação a esta avaliação. “As escolas estão conduzindo esta aplicação de forma muito dinâmica e diferenciada. Elas estão motivando os alunos com a distribuição de brindes, como se fosse um grande evento ‘Dia D'”, sublinha Cláudia. Esse entusiasmo reflete o empenho das escolas em transformar esse momento em uma oportunidade educativa, oferecendo uma experiência enriquecedora para os estudantes.

A coordenadora também ressaltou a finalidade desse levantamento: os resultados obtidos irão embasar intervenções pedagógicas que visam melhorar a proficiência dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso revela o compromisso da Semed em não apenas avaliar, mas usar os dados de forma construtiva para aprimorar a qualidade do ensino.

O envolvimento da Semed com as escolas foi significativo. A comunicação direta com os estabelecimentos de ensino visou sublinhar a importância dos testes e encorajar a participação ativa dos alunos. Essa abordagem proativa foi essencial para garantir que todos compreendessem a relevância desse processo avaliativo.

Um exemplo deste empenho pode ser observado na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Levada. Os alunos participaram de uma série de atividades lúdicas e educativas, que incluíram quizes, caça ao tesouro, jogos de roleta, karaokê de gêneros textuais e até uma divertida “torta na cara” com temas de Matemática. Além das atividades, os alunos desfrutaram de momentos de entretenimento com música e lanche.

Gilda Gardênia, diretora da Escola Nosso Lar, destacou que os alunos já alcançaram uma importante vitória, especialmente considerando o progresso na leitura desde o primeiro ano. As estratégias de engajamento, que incluíram convocação diária e utilização de redes sociais e contato presencial, foram fundamentais. “Não é apenas sobre o resultado do Saveal, mas é um verdadeiro reflexo do nosso trabalho contínuo”, observa Gilda, enfatizando a dedicação da comunidade escolar em garantir o sucesso dos alunos nesta avaliação.

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