MACEIÓ – Advogada maceioense Almerinda Farias Gama será homenageada em evento pela Prefeitura de Maceió e OAB-AL

A advogada maceioense Almerinda Farias Gama, figura emblemática na luta pela conquista do voto feminino e uma das pioneiras mulheres negras a se destacarem na vida política do Brasil, será homenageada em um evento especial promovido pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) e a vereadora Olívia Tenório.

A homenagem, marcada para o dia 16 de maio, a partir das 16h, nas instalações da OAB-AL, localizada no bairro de Jacarecica, na capital alagoana, visa celebrar a vida e a obra desta importante sufragista. O evento contará com uma série de atividades, incluindo a exibição de um vídeo contando a história e a relevância de Almerinda Farias Gama, apresentações musicais e a assinatura da sanção de um projeto de lei, de autoria da vereadora Olívia Tenório, que institui o Dia Municipal de Almerinda Farias Gama, já aprovado na Câmara Municipal. Além disso, está programado o plantio de um baobá, símbolo vital das culturas africanas tradicionais.

A coordenadora geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Arísia Barros, ressaltou a importância de resgatar a história e a memória de Almerinda Farias Gama. A homenagem à advogada também se estende ao Parque da Mulher, onde uma placa com seu nome foi instalada, simbolizando o reconhecimento de sua trajetória e de sua luta em prol dos direitos das mulheres e da igualdade racial.

Segundo Arísia Barros, a criação do Dia Municipal de Almerinda Farias Gama abre novas possibilidades para que mais pessoas conheçam e se inspirem na vida desta figura marcante da história brasileira. Além disso, destaca a importância de dar visibilidade às mulheres negras tanto no âmbito de gênero quanto de raça.

Décadas após sua atuação, Almerinda Farias Gama é lembrada como um símbolo de resiliência e resistência, cuja história continua viva e inspiradora. A homenagem que a cidade de Maceió presta a essa figura histórica visa não apenas celebrar sua memória, mas também incentivar a reflexão e o reconhecimento do papel das mulheres negras na sociedade atual.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo