MACEIÓ – Acesso de comunidade em Maceió é restaurado após deslizamento de encosta e intervenção do programa Brota na Grota.

Os moradores da comunidade Vila Redenção, mais conhecida como Bolão, comemoram a reabertura do acesso que liga a praça Radialista Edval Vieira, na Cambona, à Rua Íris Alagoense, no Farol. Após o deslizamento da encosta causado pelas fortes chuvas do ano passado, o caminho havia sido destruído e ficou tomado por lixo e mato. No entanto, graças ao programa Brota na Grota, o acesso foi revitalizado e está novamente disponível para o uso da população local.

Segundo informações do líder comunitário Ronaldo Santos, a chuva fez com que a contenção de pedras desmoronasse, colocando em risco as casas da comunidade e impedindo a passagem de pedestres. Esse problema foi causado pela grande vazão de água que desce do córrego em período chuvoso, além da falta de manutenção do muro de pedras em gestões anteriores.

Porém, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou a revitalização da área e a obra está prestes a ser concluída. Além disso, a Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb) também atuou no local, realizando a retirada de lixo, a limpeza do canal, capinação, roçagem, poda de árvores e demais serviços necessários para garantir a segurança e o conforto dos moradores que utilizam o acesso.

O líder comunitário ressaltou a importância desse acesso para os moradores da região, muitos dos quais utilizam esse trajeto diariamente para ir ao trabalho ou à faculdade. Antes da reabertura do caminho, eles precisavam dar a volta por outro percurso mais longo e difícil, o que era ainda mais desafiador para aqueles com mobilidade reduzida.

Dona Maria Cícera Alves dos Santos, moradora do Bolão há mais de 50 anos, destacou a importância do acesso para se deslocar para compromissos diários, como escola, posto de saúde e trabalho. Ela comemorou a limpeza do caminho, afirmando que isso acabará com a proliferação de mosquitos que incomodavam a todos durante a noite.

Outra moradora, Anielly Sousa da Conceição, que trabalha em um hospital e possui dificuldades de locomoção, também celebrou a reabertura do acesso. Ela relatou que usar a escadaria como alternativa era desafiador e demorava mais tempo. Com o caminho limpo e aberto, ela poderá voltar a usá-lo e facilitar seu dia a dia.

O programa Brota na Grota tem sido fundamental para levar serviços essenciais às comunidades de difícil acesso em Maceió. Desde o início do ano, a Prefeitura já realizou diversas obras e ações nessas áreas, incluindo contenção de encostas, construção e reforma de escadarias, limpeza de canais, instalação de iluminação de LED, remoção de entulhos, ações de educação ambiental e atendimentos à saúde. O investimento total do programa já ultrapassa R$ 20 milhões e beneficiará 92 grotas em toda a capital.

A população da comunidade Vila Redenção agradece pela prioridade dada pelo poder público na solução dos problemas enfrentados, trazendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Resta agora aproveitar esse acesso revitalizado e cuidar para que a manutenção seja realizada regularmente, evitando novos transtornos no futuro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo