Valdir Martiniano, engenheiro agrônomo da Alurb, explicou que o crescimento urbano desordenado tem prejudicado as árvores da região. “Infelizmente, vemos troncos e raízes apodrecendo devido ao crescimento desordenado de estabelecimentos ao redor destas árvores. Em algumas situações, constatamos esgotos passando por baixo das árvores, enfraquecendo as raízes e causando tombamentos”, afirmou Martiniano.
O engenheiro observou de perto a situação de um exemplar que caiu na noite da última segunda-feira (15) e constatou a presença de fungos e o apodrecimento das raízes. Ele ainda ressaltou a interferência humana na queda da árvore, apontando o terreno inadequado e a ausência da expansão saudável das raízes como fatores que contribuíram para o acidente.
A atividade de prevenção contará com a participação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que controlará o tráfego da região, e da Equatorial, empresa de energia elétrica que atende Alagoas e será responsável por desligar as redes de energia para garantir a segurança dos profissionais envolvidos na poda das árvores.
Com a chegada do mês de abril e das chuvas intensas, os serviços de emergência têm sido cada vez mais demandados. Em caso de queda de árvores, a população deve acionar a Defesa Civil através do 199, ligar para o número 156 ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número 98802-4834, descrevendo a situação e enviando fotos do ocorrido. A equipe da Alurb estará pronta para realizar a remoção dos exemplares.
Além do atendimento de emergência, a Alurb também realiza podas e supressões preventivas em toda a cidade. A ação na Rua Augusta é mais uma etapa do trabalho contínuo para manter a cidade segura e preservar suas áreas verdes.