O principal objetivo da iniciativa era recolher resíduos sólidos que são descartados de forma irregular e acabam poluindo os manguezais da capital. Esses resíduos têm causado a deterioração do ecossistema da Lagoa Mundaú, que desempenha um papel fundamental para o meio ambiente de Maceió, servindo como berçário natural de várias espécies e habitat de moluscos, como o sururu, que é parte integrante da cultura local.
Os Ecoboats, que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa, têm sido fundamentais para a limpeza da laguna. Eles são responsáveis por retirar da água resíduos como móveis inservíveis, pneus, recicláveis e outros materiais, evitando que se tornem invasores do bioma do mangue. Desde o início da atuação dos catamarãs, já foram coletadas mais de 560 toneladas de materiais.
Durante a atividade, também foi realizado um plantio de mangue com o intuito de amenizar os danos causados por práticas negativas e pela falta de atenção de gestões anteriores para essa questão. Bruno Prado, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFAL e estagiário da Alurb, destacou sua experiência durante a ação, ressaltando a importância da conscientização ambiental e da união de esforços para preservar a região.
As áreas críticas dos mangues acumulam resíduos, principalmente plásticos, que prejudicam a fauna e flora local. Esses resíduos obstruem os buracos dos caranguejos, sufocam as raízes respiratórias das plantas de mangue e afetam a vida selvagem de várias maneiras. Por isso, ações como a Recomangue são essenciais para reverter esse cenário.
Ao final da atividade, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre o funcionamento do Ecoboat. Recentemente, a Alurb implantou uma embarcação para atuar nas praias de Maceió, especialmente nos finais de semana, quando as piscinas naturais atraem um grande número de turistas.
A iniciativa Recomangue demonstra a preocupação e o empenho da Alurb e de seus parceiros em promover a conscientização ambiental e as ações de preservação do mangue. Essa é uma importante contribuição para a conservação do ecossistema e para o bem-estar da população de Maceió.