A Coordenadoria Geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Semuc estará presente no evento, realizando uma escuta ativa com os cidadãos, a fim de levantar informações sobre experiências relacionadas ao racismo. A atividade está programada para acontecer das 9h às 13h, em conjunto com outras áreas da prefeitura de Maceió.
“O destaque desta ação será a abordagem direta com as pessoas que circulam pela rua, questionando-as sobre o entendimento do que é racismo, se já foram vítimas de ataques e quais medidas foram adotadas. Nosso objetivo é aproximar a sociedade desse debate e dar um novo significado ao 13 de Maio”, ressaltou Arísia Barros, coordenadora de Promoção de Igualdade Racial da Semuc.
Além das entrevistas e discussões sobre racismo, a ação também oferecerá alguns serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), bem como pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e contará com apresentações artísticas para sensibilizar o público presente.
“A escuta ativa de consciência negra será uma das atividades realizadas, algo que o Programa Maceió é Massa Sem Racismo sempre promove. Queremos ouvir a população e compreender suas perspectivas. Será uma escuta verdadeiramente enriquecedora”, ressaltou Arísia Barros, enfatizando a importância do diálogo e da reflexão sobre questões raciais na sociedade.