Lula vota em São Bernardo do Campo e critica fake news no processo eleitoral, ressaltando a importância da democracia.



Neste domingo (6/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), exerceu seu direito ao voto em um colégio localizado no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Acompanhado pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula destacou a importância do dia para a democracia brasileira, ressaltando as críticas às fake news que surgiram durante a campanha eleitoral.

Após votar, o ex-presidente fez um breve pronunciamento à imprensa, mencionando como o atual cenário de disseminação de notícias falsas durante o período eleitoral pode prejudicar o processo democrático. Sem citar nomes, Lula expressou sua preocupação com a proliferação de informações falsas e com candidatos que, segundo ele, carecem de compromisso real com a verdade.

O ministro Alexandre Padilha, por sua vez, fez menção específica ao caso envolvendo o candidato Pablo Marçal, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que divulgou um laudo falso contra o candidato Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Padilha condenou veementemente essa tentativa de manipulação das informações, enfatizando a importância da transparência e honestidade no processo eleitoral.

No dia anterior, durante uma caminhada na Avenida Paulista ao lado de Boulos, Lula já havia criticado Marçal e outros candidatos que defendem um discurso antissistema sem embasamento real em suas ações passadas. O ex-presidente ressaltou a importância da verdade e da coerência, lançando críticas também ao presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com um discurso semelhante.

Assim, em meio a um cenário político conturbado e marcado pela disseminação de informações distorcidas, os pronunciamentos de Lula e Padilha ressaltam a necessidade de um debate eleitoral baseado em fatos reais e comprometido com a verdade, em prol da integridade democrática e do respeito aos eleitores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo