A reunião ocorreu na Granja do Torto, residência de campo da Presidência em Brasília, e contou com a presença de pelo menos cinco ministros e lideranças petistas, incluindo Rui Costa, Alexandre Padilha, Sidônio Palmeira, Gleisi Hoffmann e Jaques Wagner. Durante o encontro, os ministros apresentaram a Lula dados que indicavam que medidas do Ministério da Fazenda estavam prejudicando a imagem do governo, como a “taxa da blusinha” e a portaria do Pix.
Segundo informações obtidas, Lula criticou veementemente o vazamento da reunião, alegando que em nenhum momento foram feitas críticas diretas a Fernando Haddad. O presidente também destacou que tais vazamentos, que visam enfraquecer o ministro da Fazenda, estão fornecendo munição à oposição para atacar o governo.
Em uma entrevista, Rui Costa mencionou que as pesquisas divulgadas evidenciavam o impacto negativo de medidas como a taxa de aplicativos de vendas e o “fake news” do Pix na imagem do governo. Lula, por sua vez, jantou com Haddad na Granja do Torto na semana anterior e o acompanhou em um voo para São Paulo.
A situação entre Lula, Haddad e os ministros envolvidos na reunião continua sendo acompanhada de perto, uma vez que o presidente demonstrou descontentamento com os vazamentos e a tentativa de desgastar a imagem de seu ministro da Fazenda. É importante observar como essa dinâmica interna impactará a eficácia do governo e sua relação com a oposição.