A reunião desta sexta-feira segue a linha das últimas atividades do presidente com seus ministros. Na semana passada, Lula se encontrou com os responsáveis pela infraestrutura do governo e fez questão de ressaltar a importância de não deixar dinheiro destinado a investimentos represado nos ministérios. Além disso, o presidente pediu aos ministros que fossem eficientes na execução e no gasto do dinheiro destinado a obras.
O objetivo das reuniões separadas por área de atuação é apresentar um balanço das ações do governo até o momento e identificar o que deu certo e o que pode ser aprimorado. Posteriormente, Lula planeja fazer um encontro geral com todos os ministros. Durante as reuniões, o presidente também tem cobrado eficiência e alertado para a necessidade de evitar a repetição de erros cometidos durante o primeiro ano de gestão.
Lula afirmou que já “viu como o adversário joga” e que o governo vai “elaborar a tática e estratégia” para o próximo ano, reforçando a importância de não repetir os mesmos erros em 2024. Com essa abordagem, o presidente busca um alinhamento e comprometimento de sua equipe para os desafios que ainda virão ao longo do seu mandato.