Lula reafirma compromisso do Brasil em liderar transição energética global e propõe parcerias estratégicas com a Europa em inovação e indústrias limpas.

Durante a inauguração do pavilhão brasileiro na Feira Industrial de Hanover, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, na última segunda-feira (22), a disposição do Brasil em assumir um papel de liderança na transição energética global. Acompanhado por autoridades alemãs, Lula expressou sua visão de tornar o país um parceiro estratégico da Europa em inovação e desenvolvimento de uma indústria limpa.

Lula não mediu palavras ao enfatizar o desejo do Brasil de se afirmar como uma economia robusta, alegando que o país está cansado de ser visto como uma nação pequena e pobre. “O Brasil é um país que quer se transformar em uma economia rica”, declarou, ressaltando a necessidade de uma nova postura no cenário econômico mundial.

A base intelectual e tecnológica do Brasil foi um dos pontos centrais de seu discurso, no qual mencionou grandes empresas como Petrobras e Embraer. Ele enfatizou o potencial do país para compartilhar conhecimento e inovação com parceiros como a Alemanha, além de expandir essa cooperação para outras regiões, incluindo a América do Sul e a África.

O evento, considerado a maior feira de inovação industrial do mundo, serviu como um palco para a estratégia do governo de posicionar o Brasil como referência na economia verde. Lula salientou as condições privilegiadas do país para se tornar um líder global em combustíveis renováveis, destacando que cerca de 90% da matriz elétrica brasileira já é composta por fontes renováveis. Esse fator confere ao Brasil uma vantagem competitiva em relação a outras economias industrializadas.

O presidente também fez um apelo à comparação internacional das emissões de combustíveis utilizados em veículos pesados, reafirmando que o combustível brasileiro é menos poluente que as alternativas fósseis de diversos países. “Vamos fazer uma comparação entre os combustíveis brasileiros e os combustíveis alemães ou de qualquer outro país”, sugeriu.

Após a cerimônia de abertura, Lula visitou estandes de empresas brasileiras como WEG, Vale, Volkswagen Brasil, Embraer e Bayer Brasil, inclusive apresentando caminhões movidos a biocombustível, como um modelo da Mercedes-Benz abastecido com biodiesel verde. O presidente reiterou que a participação brasileira na feira visa aprofundar a cooperação tecnológica com os alemães. “Viemos aqui para aprender […] e mostrar o que somos capazes de fazer”, enfatizou.

Ao final de seu pronunciamento, Lula destacou a importância de fortalecer a parceria estratégica entre Brasil e Alemanha, com foco em investimentos, inovação e cadeias produtivas sustentáveis. Ele encerrou sua fala reiterando que o Brasil busca um novo protagonismo no cenário internacional e que a participação na feira representa um marco nesse objetivo. “Depois da nossa participação nesta feira, a relação entre Alemanha e Brasil nunca mais será a mesma”, concluiu o presidente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo