Lula planeja novo ato em Brasília para marcar o dia 8 de janeiro de 2023 em defesa da democracia, com ministros orientados a participar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou seus planos de realizar um ato simbólico em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, em memória aos ataques e depredações ocorridos na Praça dos Três Poderes nessa data. Este evento se assemelhará ao encontro realizado no Congresso Nacional no ano anterior, no qual líderes dos Poderes se reuniram para uma cerimônia em homenagem à mesma data.

Para o ato de 2025, Lula e seu governo planejam organizar uma nova solenidade em defesa da democracia, que está prevista para acontecer no Palácio do Planalto. Ministros já foram orientados a estarem presentes na capital federal para a comemoração, conforme adiantado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Além disso, há expectativas de outra ação relacionada ao 8 de janeiro, organizada pelo PT no município de Araraquara (SP). O ex-prefeito Edinho Silva, que atualmente é cotado para assumir o comando do partido em 2025, presenteou Lula com uma réplica da placa da Avenida 8 de Janeiro, em uma publicação feita no dia 30 de dezembro.

Edinho enalteceu a liderança e capacidade de diálogo do presidente, além de destacar o papel de Lula em impedir um golpe e em defesa do Estado Democrático de Direito. O ex-prefeito relembrou a atuação de Lula no fatídico 8 de janeiro, descrevendo-o como um gigante que impediu a violência à democracia e à população.

Dessa forma, tanto em Brasília quanto em Araraquara, as celebrações e homenagens ao 8 de janeiro prometem reforçar a importância da defesa da democracia e de valores democráticos, relembrando os desafios enfrentados no passado e a atuação de figuras políticas como Lula na preservação dos princípios democráticos.

Sair da versão mobile