Para o ato de 2025, Lula e seu governo planejam organizar uma nova solenidade em defesa da democracia, que está prevista para acontecer no Palácio do Planalto. Ministros já foram orientados a estarem presentes na capital federal para a comemoração, conforme adiantado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.
Além disso, há expectativas de outra ação relacionada ao 8 de janeiro, organizada pelo PT no município de Araraquara (SP). O ex-prefeito Edinho Silva, que atualmente é cotado para assumir o comando do partido em 2025, presenteou Lula com uma réplica da placa da Avenida 8 de Janeiro, em uma publicação feita no dia 30 de dezembro.
Edinho enalteceu a liderança e capacidade de diálogo do presidente, além de destacar o papel de Lula em impedir um golpe e em defesa do Estado Democrático de Direito. O ex-prefeito relembrou a atuação de Lula no fatídico 8 de janeiro, descrevendo-o como um gigante que impediu a violência à democracia e à população.
Dessa forma, tanto em Brasília quanto em Araraquara, as celebrações e homenagens ao 8 de janeiro prometem reforçar a importância da defesa da democracia e de valores democráticos, relembrando os desafios enfrentados no passado e a atuação de figuras políticas como Lula na preservação dos princípios democráticos.