Lula Participa de Fórum Mundial da Alimentação em Roma e Se Reúne com Papa Leão XIV em Viagem Oficial à Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma, na Itália, neste domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que ocorrerá na segunda-feira (13). A chegada da comitiva brasileira aconteceu por volta das 10h30, no horário local, ou 5h30 em Brasília.

O convite à participação de Lula no evento foi feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu. Na ocasião, o presidente foi informado de que o Brasil havia saído do Mapa da Fome, o que representa uma significativa melhora nas condições de alimentação do país, onde a porcentagem de pessoas em risco de subnutrição está abaixo de 2,5%.

Em declarações recentes, o presidente destacou o feito, afirmando: “O Brasil saiu do Mapa da Fome outra vez. Nós conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo e vai ter um grande encontro em Roma, na FAO, e eu vou ter que falar como o orador principal desse encontro.” O Fórum Mundial da Alimentação se estenderá até o dia 18, período também dedicado às comemorações dos 80 anos da FAO.

Ainda nesta segunda-feira, Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano. Essa reunião marcará o primeiro encontro entre o presidente brasileiro e o líder da Igreja Católica desde a eleição do papa, ocorrida em maio deste ano.

Além de sua participação no Fórum, Lula também comparecerá à segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Essa iniciativa, que envolve representantes de governos, organizações da sociedade civil e agências da ONU, enfocará o progresso da luta contra a fome. Presidido em conjunto pelo Brasil e Espanha, o encontro terá um formato híbrido e destacará os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada, que apoia planos nacionais em países vulneráveis.

Os primeiros resultados das ações da aliança deverão ser apresentados durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, programada para acontecer em Doha, no Catar, em 3 de novembro. Lançada durante a presidência brasileira no G20, a Aliança busca erradicar a fome e reduzir desigualdades, contando com quase 200 membros, entre países, fundações e organizações internacionais. Lula também irá inaugurar o espaço destinado ao secretariado da aliança, que terá sede na FAO e escritórios em várias cidades ao redor do mundo.

A previsão é que a comitiva presidencial retorne ao Brasil ainda nesta segunda-feira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo