Durante o evento, Lula fez um discurso focado no eleitorado feminino, lembrando da ex-presidente Dilma Rousseff e destacando a importância das mulheres na política. O presidente também foi enfático ao negar qualquer ligação com o comunismo, ressaltando que a associação do termo com sua imagem se dá apenas pelo fato de ele ser conhecido por sua barba, algo que, segundo Lula, não deveria gerar esse tipo de preconceito.
Ao lado de sua esposa, Janja, Lula reforçou a necessidade de combater o preconceito e as injustiças na política, fazendo menção ao caso de Dilma Rousseff. O presidente aproveitou a ocasião para mencionar sua participação em eventos de apoio ao candidato Guilherme Boulos, do PSOL, que concorre à prefeitura de São Paulo. Lula estará na capital paulista no sábado (19) para participar de duas atividades em apoio a Boulos.
O comício de Natal contou com uma grande mobilização da militância petista e simpatizantes, demonstrando a força política do ex-presidente, que continua sendo uma figura influente no cenário nacional. A presença de Lula no evento fortaleceu a campanha de Natália Bonavides, que busca atrair mais eleitores para garantir a vitória no segundo turno das eleições municipais.