Lula indica Gabriel Galípolo para presidir Banco Central, substituindo Roberto Campos Neto em mandato que expira em 2024.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou, nesta sexta-feira (30/8), ao Senado Federal, o nome de Gabriel Galípolo para ocupar a presidência do Banco Central (BC) no lugar de Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro de 2024.

Galípolo terá que passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que terá a autonomia para agendar a data do procedimento. Posteriormente, sua aprovação será necessária tanto pelos membros do colegiado quanto pelos senadores em plenário.

O indicado já atua como diretor de Política Monetária do BC e foi sabatinado pelo Senado para assumir essa posição no ano passado. Ele também foi um colaborador próximo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no primeiro semestre de 2023.

Foi o próprio Haddad que anunciou a indicação de Galípolo para a presidência do BC após uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto na última quarta-feira (28/8).

A lei de autonomia do BC, promulgada em 2021, estabeleceu mandatos fixos de quatro anos para o presidente e diretores do Banco Central, que não coincidem com o período de mandato do presidente da República. Com essa definição, Lula é o primeiro presidente a lidar com um presidente da autoridade monetária não indicado por ele nos anos de 2023 e 2024.

Campos Neto, criticado por Lula por manter uma taxa de juros considerada alta, foi nomeado durante o governo Bolsonaro e seu mandato se inicia em 2021 e termina em 2024. Ele foi alvo de críticas por votar usando uma camisa associada ao bolsonarismo e por sua proximidade com políticos aliados do ex-presidente.

Em entrevista, Campos Neto justificou o jantar que teve com Tarcísio Gomes de Freitas, afirmando que foi um reconhecimento para o Banco Central.

O futuro de Galípolo como presidente do Banco Central depende agora da aprovação do Senado e da confirmação de sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo