Xi Jinping foi recebido com honras militares pelo ex-presidente Lula e pela primeira-dama, Janja, no Palácio da Alvorada. Crianças chinesas que moram no Brasil saudaram os chefes de Estado com bandeiras, enquanto houve uma apresentação musical e execução dos hinos nacionais dos dois países.
Durante a declaração conjunta, Lula destacou a presença de empresas chinesas em licitações e parcerias em diversos empreendimentos no Brasil, como a construção de hidrelétricas, usinas e ferrovias. O presidente brasileiro ressaltou que a visita de Estado reforça a ambição e o pioneirismo da parceria entre os dois países, em um momento onde a paz é colocada em primeiro lugar, em meio a um mundo assolado por conflitos armados.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil e o encontro entre Xi Jinping e Lula tem como objetivo fortalecer ainda mais os laços entre os dois países. Esta é a terceira visita de Xi Jinping ao Brasil, sendo as anteriores em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, e em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.
Após a declaração conjunta, o líder chinês será homenageado com um jantar no Palácio do Itamaraty, ainda nesta quarta-feira. As autoridades chinesas foram recebidas com grande pompa, com as vias do Eixo Monumental fechadas para receber a comitiva e postes da Esplanada dos Ministérios enfeitados com as bandeiras do Brasil e da China.
