Além disso, Lula compartilhou palavras de ânimo aos estudantes, pedindo que comparecessem com alegria, vontade e otimismo, lembrando que são motivo de orgulho para suas famílias. Ele desejou boa sorte a todos os candidatos, expressando a esperança de que passem na prova, pois o Brasil necessita de pessoas com capacidade.
O presidente também anunciou que, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, visitaria a Sala de Monitoramento do Enem em Brasília, para acompanhar o início do exame. O Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e é requisito para os programas Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos). As notas obtidas no Enem também são utilizadas em processos seletivos de instituições de ensino tanto públicas quanto privadas no Brasil, e em algumas universidades de Portugal.
O presidente Lula reforçou a importância do Enem como uma oportunidade para os estudantes alcançarem seus objetivos educacionais e desejou sucesso a todos os participantes neste desafio que se inicia.