Lula convida deputados para assumirem ministérios do Esporte e dos Portos em nova reforma ministerial.



 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reforma ministerial em seu governo, formalizando o convite aos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumirem os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto em nota oficial na noite de quarta-feira (6), após uma reunião entre o presidente, os parlamentares e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

As negociações para a entrada dos parlamentares no governo vinham ocorrendo há meses e representam a entrada do partido, especialmente do PP, que conta com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no primeiro escalão do governo. Com essas mudanças, Fufuca assume o lugar de Ana Moser no Ministério do Esporte, enquanto Costa Filho substitui Márcio França (PSB) nos Portos e Aeroportos. França assumirá uma nova pasta a ser criada, denominada Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

Essas mudanças ministeriais são as quartas promovidas por Lula em menos de um ano de mandato. Em julho, ele já havia trocado o ministro do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e a chegada de Celso Sabino (União Brasil-PA). Essa troca havia sido uma exigência da cúpula nacional do União Brasil para que o partido permanecesse na base do governo. Em abril, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República após as imagens da invasão de vândalos golpistas no Palácio do Planalto.

A nomeação e posse de Fufuca e Costa Filho nos ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente, serão realizadas após o retorno de Lula da reunião do G20. Nas redes sociais, Fufuca agradeceu o convite e destacou o desafio de colocar o Esporte como política de Estado. Ele afirmou que trabalhará com diálogo, respeito, equilíbrio e responsabilidade buscando beneficiar todos os brasileiros.

Silvio Costa Filho também anunciou o convite para a pasta dos Portos e Aeroportos e prometeu dialogar com os trabalhadores, setor produtivo, governadores e prefeitos para avançar na agenda de desenvolvimento econômico e social do país.

Ana Moser, que deixará o Ministério do Esporte, lamentou o pouco tempo para a implantação de uma política pública inclusiva na área. Ela ressaltou que foram realizadas ações e apresentou as entregas previstas pela pasta ao presidente. Moser afirmou que continuará lutando e contribuindo para uma política pública de esporte que seja para todos.

Com essas mudanças, Lula busca consolidar uma base de apoio na Câmara dos Deputados para aprovar seus projetos e garantir o funcionamento do governo. As nomeações representam o fortalecimento dos partidos PP e Republicanos no primeiro escalão do governo e mostram a estratégia do presidente em buscar alianças políticas para enfrentar os desafios do seu mandato.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo