
O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, participou, nesta quarta-feira (4), da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Ele aproveitou o momento para discutir com os gestores da rede estadual as iniciativas para a Prova Brasil, avaliação de rendimento escolar que acontece entre o final de outubro e começo de novembro em todo o país.
“Estamos aproveitando a Bienal para fortalecer a qualidade da nossa educação pública, usando toda essa energia positiva que está presente no local. Estamos na reta final para a realização da Prova Brasil e, por isso, temos nos preparado. Estão presentes no evento muito dos nossos articuladores de ensino e diretores. Fico muito orgulhoso dos servidores da rede estadual e municipais de ensino”, afirma Luciano Barbosa.
O secretário aproveitou ainda o momento para prestigiar os estudantes das escolas municipais de São Miguel dos Campos que participaram do projeto ‘Primeiro Livro’. Desde segunda-feira (2), eles expõem e autografam suas obras no estande da Seduc na Bienal.
“Nós estamos com uma experiência inédita; uma árvore do livro com produções próprias dos nossos alunos, publicados pela Imprensa Oficial do Estado, onde eles podem deslumbrar de um momento inédito e contagiante na vida deles. Esperamos que, apoiando atitudes como estas, possamos produzir literatura dentro das escolas, além de estimular a nossa juventude à leitura. Recebi com muito carinho o livro ‘Minha Cidade Adorada’, da aluna Viviane [da Escola Municipal Esther Soares Torres]. E estou muito feliz”, explica o gestor.
Reconhecimento
No auditório Pajuçara, os diretores da rede estadual e o secretário se reuniram em um momento de preparação para a Prova Brasil, onde o estímulo e reconhecimento da doação e envolvimento dos profissionais tomaram conta do espaço.
Entre os homenageados esteve Josenildo Gomes, gestor da Escola Estadual Coité dos Pinhais, na zona rural de Igaci. Adotando uma das principais iniciativas do Escola 10, o combate à evasão, ele sai a cavalo pelas ruas de barro para resgatar os alunos faltosos. Lisonjeado, ele conta de onde surgiu a ideia.
“Andar a cavalo é uma coisa que eu gosto muito, e as dificuldades nas estradas da zona rral só vieram a fomentar ainda mais a ideia. Nós sabemos da nossa realidade, onde temos que batalhar contra a dificuldade econômica que muito dos nossos alunos enfrentam, mas não podemos deixar eles fora da sala de aula. A iniciativa foi crescendo e a redução da evasão já é perceptível. Vários estudantes vieram me parabenizar, e eu fiz questão de ressaltar que eles são muito importantes também no combate a esse problema”, afirma Gomes.
Prêmio Gestão Escolar
A secretária-executiva da Educação, Laura Souza, falou sobre o trabalho árduo que é a construção de um ensino de qualidade. “É um trabalho muito exaustivo, mas que nos enche de orgulho. A gente se sente muito gratificado em poder ajudar as pessoas e fornecer um ensino melhor”, diz.
Ela aproveitou ainda o momento para anunciar as unidades escolares premiadas durante a 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar. A iniciativa, realizada desde 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas de educação básica, além de garantir o direito fundamental de todos estudantes, por meio do fomento à cultural e autoavaliação.
Em Alagoas, cada edição tem um número maior de escola participantes. Em 2017 foram 386 unidade inscritas. Em primeiro lugar ficou a Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela) e, em segundo, a Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes (Delmiro Gouveia).
“É a segunda vez que ganhamos o segundo lugar e é muito gratificante, porque é o reconhecimento do trabalho que realizamos com muito amor e dedicação na escola. Para se ter uma ideia, nossa escola não faz parte do Programa Alagoano de Ensino Integral, mas nós mobilizamos alunos e coordenadores e pudemos ofertar aos nossos alunos atividades que as escolas de ensino integral têm”, conta a diretora Ana Márcia Ribeiro de Andrade Feitoza, gestora da Escola Luiz Augusto.
A gestora relata ainda que está gostando do Escola 10. “O programa está sendo a realização de um sonho, pois é uma mudança na base dos nossos alunos. Com uma base estruturada, nós poderemos dar apoio aos estudantes do ensino médio, diminuindo a evasão. Já posso sentir os benefícios do programa, e os nossos estudantes também. Estas atitudes só passam ainda mais confiança a eles”, diz.
Dados
Além do reconhecimento e motivação, o corpo técnico da Secretaria de Estado da Educação, como é o caso do supervisor de estatísticas, Ademir de Oliveira, ministrou palestras com dados e descritores, além de explicar o funcionamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os presentes.
“Estamos discutindo desde o atendimento personalizado ao contexto de avaliação. É importante que os gestores saibam que o foco do Saeb não é o estudante e, sim, o sistema como um todo”, explica Ademir.
Ascom – 05/10/2017







