Lobo-marinho Joca encanta banhistas na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, após longa jornada da Antártida

Na manhã desta quarta-feira, banhistas que frequentavam a Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, foram surpreendidos por um visitante inusitado que encantou a todos. Um lobo-marinho apareceu na areia da praia, caminhando calmamente e aproveitando para descansar.

O animal, apelidado carinhosamente de Joca pelos biólogos que monitoraram sua presença, chamou a atenção dos banhistas, que prontamente acionaram o Grupamento Marítimo de Salvamento do Corpo de Bombeiros para prestar os cuidados necessários ao mamífero marinho.

Joca, um macho jovem originário da Antártida, aparentemente não apresentava lesões, mas estava visivelmente cansado após nadar milhares de quilômetros até chegar ao Rio de Janeiro. O lobo-marinho passou grande parte do tempo na praia tirando sonecas, aproveitando o merecido descanso.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tomou as medidas necessárias para garantir a segurança do animal e dos banhistas, isolando a área e orientando as pessoas a não se aproximarem, tocarem ou oferecerem comida ao lobo-marinho.

Essa visita inesperada trouxe um momento de encantamento e sensibilização para a importância da conservação da vida marinha e do respeito aos animais selvagens que eventualmente se aproximam das áreas urbanas. A presença de Joca na Praia de Ipanema certamente ficará na memória de todos que tiveram a oportunidade de presenciar esse momento único e especial.

Sair da versão mobile